(21) 3222-9044
Esqueceu sua senha?
slide1 slide2
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Propostas
  • Contato

Como montar um jardim no seu apartamento

Na matéria de hoje, trouxemos dicas sobre um assunto que gera muitas dúvidas: é possível montar um jardim no seu apartamento? Pois fique sabendo que é, sim! Por isso, a seguir, te mostraremos alguns caminhos que facilitarão esse processo. Continue lendo e descubra como!

É preciso, antes de tudo, analisar o espaço disponível no apartamento: se for pequeno, pode-se pensar num jardim vertical. Se bater pouco sol, as espécies devem ser adaptáveis a pouca luz. Se você não tem muito tempo para regar as plantas, deve optar pelas suculentas…

Ou seja, todas as condições podem ser ajustadas, fazendo com que você tenha um lindo jardim dentro de casa. Mas é preciso analisar qual é a situação exata do seu espaço e do seu cotidiano, para que um planejamento correto seja feito, e seu jardim se mantenha saudável e bonito.

Se você possui um espaço maior no seu apartamento, mas não sabe por onde começar, o ideal é plantar cada espécie de acordo com a incidência do sol naquela área. A face leste, onde o sol nasce, é a mais privilegiada, de temperatura mais amena. É ideal para as plantas mais sensíveis.

A face oeste é o lado que o sol se põe. É, portanto, um lugar mais quente, já que o calor se “acumula” no solo durante o dia, fazendo com que a água evapore mais rápido. É o local ideal para plantas mais resistentes ao sol, como arbustos, azaleias, hibiscos e cactos, por exemplo.

O lado norte é o que mais recebe sol no inverno, sendo ideal para as plantas que necessitam de calor, como as hortaliças e as plantas que florescem o ano todo. Outras plantas típicas dessa estação também florescem mais quando expostas a essa face, como as petúnias, begônias e hortênsias.

Por sua vez, a face sul é mais sombreada e fria. Para saber quais as espécies mais indicadas para esse lado, é necessário verificar a temperatura da região onde a sua casa se encontra. Mas, de forma geral, as árvores ou arbustos lenhosos se adaptam mais facilmente a essas condições.

Apesar da interferência da luz solar, é preciso levar em consideração, se tratando de jardins na cidade, do sombreamento causado por edifícios e outras construções por perto do seu apartamento. Dessa forma, é preciso observar, na sua casa, quais são os locais com maior e menor incidência solar, e os horários.

Agora, se você mora num espaço menor, ainda sim é possível ter um jardim em casa, como já esclarecemos. Será preciso um pouquinho mais de criatividade e zelo, mas tudo vai dar certo! Basta ter os cuidados necessários, observar as condições climáticas e as espécies mais adequadas.

Em apartamentos menores, um local propício para as plantas é a varanda, já que, geralmente, têm mais luminosidade e correntes de ar. Em apartamentos sem varandas, qualquer lugar que tenha luz natural já pode receber um vaso. Pra isso, é só observar, como já explicado, onde bate o sol.

Como falado, os jardins verticais/paredes verdes são uma ótima opção para apartamentos, tanto em espaços internos, como externos. Uma ideia barata, criativa e muito charmosa, além de ecologicamente correta, é reutilizar pallets de madeira para fazer o suporte das plantas.

E então, o que você achou de todas essas informações e dicas que trouxemos aqui? Esperamos que tenha adorado e se inspirado para montar o seu próprio jardim no apartamento, independente do tamanho dele e da luz solar que ele recebe. #FicaADica ☺


Home Voltar


Onde estamos?

Rua Miguel Lemos 44 / grupo 403 - 404 e 601 - Copacabana - RJ

(21) 3222-9044